O que é Diagrama de Causa-Efeito.
É uma ferramenta utilizada para investigar as causas prováveis de um problema* de qualidade existente.
* Entenda-se como problema tudo aquilo que foge de um padrão já estabelecido.
Esta ferramenta foi desenvolvida no Japão por Karoru Ishikawa como um guia para auxiliar na determinação das causas de um problema existente.
O diagrama de causa e efeito também é conhecido como "Espinha de Peixe" , pois sua forma assemelha-se a de uma espinha de peixe.
Pode ainda ser chamado de "Diagrama 4M", hoje 6M, pois as causas primárias são todas causas que começam com a letra M.

Estrutura do Diagrama.
Está dividido estruturalmente em dois blocos principais:
Causas primárias **composto por : Mão de obra, Material, Método, Máquinas, Medida e Meio Ambiente.
** Entenda-se como causas primárias dos problemas como sendo aquelas causas que normalmente ocorrem na indústria. ( Material, Máquina, Mão de obra, Método, Medida e Meio Ambiente)
Dentro das causas primárias existem também as causas secundárias que são as causas ligadas diretamente as causas primárias.
Efeito: É o problema que queremos investigar.

Como construir Diagrama de Causa-Efeito:

Regras básicas para aplicação do Diagrama de Causa-Efeito:
Nem sempre é fácil identificar as causas de um problema de qualidade. Mas lembre-se de que os problemas aparecem devido à variação do processo. Porque o processo variou? Procure identificar as causas de variação. Mas tome ainda o seguintes cuidados:
Defina o problema que você pretende investigar de forma precisa, isto é, evite termos abstratos e idéias muito genéricas. Use vocabulário simples e direto;
Identifique as causas do problema sob investigação em reuniões ou em sessões de Brainstorn*** Convide para reunião todas as pessoas envolvidas com o processo. Com essa atitude , aumentamos a probabilidade de identificar todas as causas do problema;
*** Brainstorn: é uma técnica que é utilizada em reuniões onde cada participante sugere de maneira livre as causas possíveis de um problema. Nesta fase todas as sugestões são colidas para uma fase posterior análise das mesmas.
Resuma as sugestões em poucas palavras;
Concentre-se nas causas passíveis de serem sanadas. Afinal, se as causas de um problema não podem ser removidas, o diagrama de causa e efeito será um simples exercício intelectual, sem qualquer aplicação prática.